segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANO DE AULA



Universidade Salgado de Oliveira
Campus: Belo Horizonte
Curso de Educação Física


PLANO DE AULA

Data: 10 / 05 / 2011
Escola: Escola Municipal Paulo Mendes Campos
Segmento: Ensino Fundamental ANO: 7ª Tempo: 50 minutos
Professor Orientador: Maria Elizabete Godoi

EIXO TEMÁTICO: Esporte
TEMA: Futebol
TÓPICO: fundamentos básicos do futebol (passe é drible)
Objetivo Específico: 

  • Estimular os alunos a socialização entender o prazer de jogar. 
  • Vivenciar as capacidades Físicas e Cognitívas (velocidade, agilidade, estratégias de equipe) podendo mostrar que todos podem jogar sem discriminação de sexo.

PROCEDIMENTO DIDÁTICO:

Primeiro Momento: Aquecimento carta branca e vermelha. (Duração 5 minutos).
Formar um círculo com a turma no meio da quadra. Depois que todos estiverem formado o círculo, um aluno será escolhido para estar no meio do círculo para ser o pegador da bola que vai estar com os alunos em volta do circulo sendo que os alunos do circulo terão que passar  a bola para o outro que estará em volta no circulo sem deixar que o aluno do meio pegue a bola. O pegador será o aluno voluntário que quiser ser a carta branca ai este vai para dentro do círculo. O professor vai explicar o significado da carta vermelha e da carta branca. Sendo que os alunos que estarão em volta da roda são as cartas vermelhas e a carta branca é o que ficará no meio da roda para ser o pegador da bola. Os alunos da carta vermelha chutarão para os outros da carta vermelha se o aluno carta branca conseguir pegar a bola ele troca as cartas sendo que a carta branca vira vermelha e vermelha que estava com a bola vira carta branca e depois as cartas vermelhas que perderem a bola vão virando apenas carta branca e ai  elas passam a ficar  todas dentro da roda quanto mais carta branca no meio da roda mais vai dificultar o passe e a agilidade dos alunos de pensar e agir.


Segundo Momento: Passe e Passe (Duração 15 minutos).
Na metade da quadra vamos dividir esse grupo em dois e em dupla formando quatro filas Cada dupla, terá que executar o passe sendo que quando chegar a um determinado tempo o professora vai apitar e os alunos terão que passar mais rápido a bola para seu parceiro. No segundo momento do apito as duas duplas irão para o gol sendo que os alunos da direita, assim que chutarem vão pegar a bola e vão para o final da fila executando o mesmo no ritmo dos outros alunos quando chegar às primeiras duplas novamente quem finalizará o gol será o alunos que estiver na esquerda e assim repete a brincadeira por umas 3 vezes.



Terceiro Momento: Direita e esquerda (Duração 20 minutos)
Com o mesmo grupo e ainda na metade da quadra dividiremos os alunos em dois grupos formando duas filas. Em cada fila terá um colega que será a referencia do time próximo ao gol que estará na área do goleiro só que mais para as pontas (laterais) para dar mais espaço para os alunos executarem o movimento. O colega vai soltar a bola em direção ao aluno da primeira fila com intervalo de fazer os movimentos e assim como os demais, antes da bola chegar ate ele, eles farão movimentos para direita e esquerda até chegar ao colega do time, chegando no colega eles trocam o colega vai pra o final da fila e ele fica no lugar do colega.

Quarto momento: jogo passe e drible (Duração 8 minutos).
Ainda divididos em dois grupos cada time vai ocupar o um lado da quadra, a brincadeira é sem goleiro sendo que os mesmo deverão executar o passe para o seu parceiro. Agora usando a quadra toda. Quando um dos times fizer o gol o aluno que tiver feito o gol deverá trocar com qualquer um aluno do outro time, o eles terão o mesmo objetivo do primeiro jogo fazer um gol e só chutar com o passe em todo o momento. Já no segundo momento formam-se novos times  eles agora terão regras sendo que poderá cada jogador só dar dois passes para o seu colega e só poderá receber e dar continuidade no jogo se antes da bola chegar  fizer movimentando com o seu corpo para direita e esquerda como na atividade anterior e assim poderá dar mais dois passes. Assim que todos jogarem com essas regras os alunos poderão jogar sem essas limitações. Mas com base no que aprenderam.



RECURSOS DIDÁTICOS: Quadra, apitos, Coletes e bolas.

AVALIAÇÃO: Apenas observação dos alunos na prática, avalia-se, agilidade, velocidade, as capacidades coordenativas, o tempo de reação e a socialização.

Agilidade: observa-se a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças nas direções e tempos diferentes.

Velocidade: vamos observar se o aluno consegue atender as mudanças no decorrer das atividades e observar as dificuldades.

Capacidades Coordenativas: observar se o aluno tem coordenação motora, capacidade de observação, reflexos, capacidade de reação motora que é a capacidade de poder reagir rapidamente a um estímulo.

Socialização: observaremos se o aluno consegue interagir e trabalhar em equipe com os colegas.






REFERÊNCIAS:

http://www.cdof.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/futebol



SÍNTESE REFLEXIVA DA AULA:

Foram feitas quatro atividades com os alunos, no primeiro momento foi feita a atividade cartas vermelhas e brancas, no segundo momento passe e passe e no terceiro momento foi feita a atividade direita e esquerda e no quarto momento jogo do passe e drible. No principio o grupo achou que os alunos “as meninas” não iam se interessar pelas atividades relacionadas ao futebol que geralmente não é muito prazeroso para as meninas, mas acabamos surpreendidos todos se envolveram pela dinâmica das atividades e por serem bem movimentadas e por saberem que iriam jogar no final da aula. O objetivo do grupo foi mostrar como o futebol é um esporte que todos podem jogar sem separação de sexo e mostraram interesse de aprender a executar os fundamentos básicos. Na ultima atividade que foi passe e drible todos ficaram curiosos para saber como sairia o futebol da forma que colocamos as regras. Quando foi a prática houve muita cooperação dos alunos, respeito, compreensão do mesmo e solidariedade entre os momentos de realização da atividade, eles mostraram que sabem respeitar os limites de seus colegas e até ajudar a pensar em construções de estratégias nas atividades. Eles faziam perguntas que mostrava o interesse de conhecer e entender as atividades propostas, principalmente em relação às capacidades cognitivas que os alunos pensavam o tempo inteiro em estratégias para o jogo. E até destacaram que o futebol é uma das paixões do nosso país.

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR E NOTA: Anexa no trabalho, a professora avaliou como se tivesse valendo 10 pontos, porque ela pensou que seria a nota do trabalho.





FOTOS DA AULA:







































domingo, 20 de março de 2011

Educação Física Escolar II - Identificação do Grupo

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMA N1







EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II







Anna Cristina Coelho

Bernardo Maia Menezes
Camila Fernandes Silva
Cláudia Pereira de  Souza
Leandro Fernandes Cordeiro
Maria Lúcia Pinto

















Belo Horizonte

2011

Ser Adolescente é ser Diferente


                                                                                                                      desenroola.blogspot.com

Introdução:


A adolescência é o período mais tumultuado e decisivo. A criança adaptada à vida familiar é surpreendida por uma seqüência de modificações em seu corpo, acompanhadas de instabilidade psicológica. Isso tudo vai provocar um desequilíbrio e uma transformação de todo o seu ser. Percebe-se deixando a cômoda condição infantil e ingressando no mundo adulto, sem ainda se sentir preparada para isso.

Objetivo:


   Refletir sobre a situação atual dos Adolescentes e sugerir ações que possam contribuir para a melhoria de vida desses adolescentes.



 Conhecer projetos de ONGs que se articulam em favor dos Adolescentes desfavorecidos.
Compreender ações das políticas públicas em favor dos adolescentes desfavorecidos.



Texto Depoimentos do Grupo:


Ser Adolescente é ser Diferente


     Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis físico, mental e social e representa para o adolescente um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papeis sociais adultos.

     Ser adolescente é ser uma pessoa em descobrimento constante. A adolescência deve ser sempre vivida com responsabilidade, pois é nessa fase que o adolescente passa por várias mudanças, e comportamentos, tem que viver de forma em que o adolescente possa aproveitar ao máximo desta fase, más de forma que não desrespeite seus limites. A grande forma de viver a adolescência é fazer verdadeiras amizades, estudar para ter um futuro melhor, é ter um bom exemplo familiar, é estar sempre descobrindo as coisas boas que a vida nos oferece a cada dia. Existem também neste texto pequenas historias de como foi a adolescência, pois relembrar o momento que já passou é muito bom e gratificante.Para a Anna a adolescência foi uma fase muito boa, morava em Diamantina, conheceu muitos amigos, saiu muito divertiu bastante, fez varias viagens, nunca teve problemas com os pais porque sempre respeitou seus limites e os seus pais, estudou numa escola que gostava muito, formou no terceiro ano e logo após passou no vestibular em Belo horizonte e se mudou com 18 anos, morava com seu irmão. Fez uma viagem  para São Paulo que foi inesquecível, Sofreu muito quando perdeu entes queridos (avó,avô, tios ,tias e amigos). Já a Maria Lucia estudava de manhã ia a pé para a escola que era muito longe e quando chegava ia trabalhar, na sua casa todos tinham uma obrigação a fazer, uns lavavam a louça, outros arrumavam a casa e mesmo com o serviço pronto ainda tinham que ajudar a sua mãe a cuidar da horta e limpar o terreiro, a sua mãe fazia farinha de mandioca, queijo, azeite de coco para fazer sabão, e no tempo certo da colheita de feijão e arroz todos ajudavam , ela só brincava quando tinha tempo, mais isso era praticamente só aos domingos, adorava quando tinha tempo para brincar de rouba bandeira, bola e peteca e quando o seus sobrinhos iam para sua casa sempre brincava com eles. Sentiu muito quando teve que morar fora de casa pois não havia diálogo dentro de casa e a sua mãe não a deixava sair sem ser com ela. A Camila afirma que sua adolescência foi a melhor do mundo pois sempre foi uma adolescente feliz, tinha a vida perfeita,adorava ir a escola porque tinham suas amigas que sempre estava esperando por ela, tinham bastante conversas e brincadeiras entre elas, os finais de semanas ela adorava ir para casa das avôs maternos, pois seu avó era o máximo ele era um adulto que não tinha deixado de ser criança. As férias na roça eram as melhores do mundo, para ela aquele era um pedacinho do paraíso a melhor fase da sua vida ela passou por lá. Sofreu muito quando perdeu seus entes queridos: sua avó (mãe do seu Pai) e seu avô (pai da sua mãe) seu avô era seu ídolo era ele que curava suas doenças quando ela não estava bem. Já o Leandro estudou muito, conheceu muitos amigos, na 8° serie teve uma experiência que foi muito rica em sua vida, pois fez uma grande amizade verdadeira, que foi um amigo que lhe ajudou muito, que estava com ele em todos os momentos que precisava. Uma fase que ele gostou muito e marcou foi quando ele se divertia muito, não tinha muita responsabilidade com renda familiar. Ele não gostou muito de assumir uma responsabilidade para o futuro, ter tido poucas paixões o fez muito descontente, e arrependeu  de não ter brincado mais ainda. Já o Bernardo durante toda sua adolescência foi atleta de futsal e futebol de campo, o tempo pra ele era todo corrido entre aulas e treinos. As amizades feitas para ele e os títulos que ganhou foram grandes pontos positivos. Quando perdeu seus parentes foi uma grande tristeza em sua vida.
     Adolescência sim temos certeza essa é uma das melhores fases da vida, porque estamos descobrindo o que realmente queremos, mesmo que seja uma escolha diferente.

Porque essa é a melhor fase da vida!!!

Carta as Autoridades

Belo Horizonte, 21 de Março de 2011.

Prezados Deputados

Venho, através desta, expressar o meu reconhecimento à honrada vida pública e à marcante trajetória política dos nobres Parlamentares, principalmente no tocante ao trabalho desenvolvido por Vossa Excelência na Câmara dos Deputados, além do constante compromisso em solucionar as causas de interesse dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais.

A Educação como um todo precisa de mudanças estruturais, a inadequação é tão grande que não bastam aperfeiçoamentos, Um estudante que termina uma Faculdade dedica à aprendizagem mais de 20.000 horas, desde que começou a ir à escola, é incrível que depois de tantos anos de aprendizado tantos alunos não saibam quase nada; que não gostem de ler, que tenham dificuldades em interpretar textos, que não consigam entender as mudanças do mundo em que vivem. São tantas horas com resultados tão decepcionantes, mais será que a culpa é dos alunos? Bom se for contar um aluno passa a maior parte da sua vida em uma escola, será que a culpa é do professor? ou dos alunos? ou quem sabe dos pais dos alunos? a maioria dos professores estão de sem esperança, ganham mal e, para compensar, multiplicam as atividades profissionais. Sentem-se pouco valorizados, incentivados, reconhecidos, motivados. Recebem muitos pacotes prontos, projetos decididos sem consulta. Todos nos conhecemos grupos esforçados, motivados, interessados, mas que são minoria no conjunto dos profissionais. Os currículos são excessivamente rígidos.
Vocês que honram nosso estado deveriam conscientizar e olhar mais pela educação no nosso país, valorizar mais os professores porque a escola é como se fosse a segunda casa do aluno, dar condição para o trabalho dos educadores é o mínimo que se pode fazer, assim os educadores se sentirão motivados e ajudarão os alunos a acreditarem mais em si e a se sentir seguros, assim o aluno passará a se valorizar como pessoa, e se o aluno acredita em si fica mais fácil trabalhar e fazê-lo superar seus limites.
Desde já agradeço e Coloco a Disposição para o que se fizer necessário.


Alunos do 4º período da Universidade Saldado de Oliveira, Turma N1.

ONG Mudança Já




Histórico da Instituição.
2011 o grupo mudança já completa 11 anos de existência.

A Organização Não Governamental Mudança Já, com sede na Rua Antônio Rodrigues Froes, 192, Bairro Candelária em Venda Nova - Belo Horizonte foi fundada em 2001, por iniciativa de grupo universitário da UNI-BH liderados por Miguel Corrêa Jr. Na época presidente do diretório estudantil da universidade. Morador da região de Venda Nova em Belo horizonte, Miguel realiza campanhas solidárias para arrecadar alimentos, agasalhos e outras doações para serem distribuídos a diversas famílias carentes da comunidade.
Sendo assim o surgimento da ONG foi uma idéia de consolidar o trabalho, proporcionando as pessoas mais carentes à oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, estando aptas a ingressarem no mercado de trabalho, por intermédio de diversos cursos oferecidos pela ONG.

O Nome MUDANÇA JÁ existe desde 2000, a inspiração para este nome, surgiu mediante ao ideal de transformação no meio social, pois a instituição tem consciência de que a Mudança se faz cada vez mais necessária, perante social em que o Brasil está inserido.
Hoje temos duas ONGs, sendo a Matriz em Venda Nova com capacidade de atendimento de 5.000 pessoas por mês, uma filial no município: Ribeirão das Neves atendimento com capacidade de 3.000 pessoas por mês.

QUAL É O NEGÓCIO DA ONG MUNDANÇA JÁ: 

            A organização Não Governamental – Mudança Já apresenta o seu negócio, como: oferecer capacitação profissional por meio de diversos cursos, possibilitando o desenvolvimento do ser humano para inserção no mercado de trabalho.

QUAL É  A MISSÃO DA ONG MUNDANÇA JÁ:

            Levar cidadania e emancipação às pessoas com atividade e cursos que contribuem para o crescimento humano do indivíduo, pois se acredita que, a educação é o único instrumento de transformação do indivíduo e da sociedade em que vivemos.

QUAL É A VISÃO DA ONG MUNDANÇA JÁ:

            Tendo definido o Negócio, e a Missão, a organização desenvolve a sua Visão como: Ser uma Organização Não Governamental – ONG com atendimento amplo, dedicando-se à capacitação profissional do ser humano.

QUAL É O VALOR DA ONG MUNDANÇA JÁ:

            Comprometimento com os compromissos assumidos são condições primeiras, para garantia de uma instituição bem estruturada.
A valorização do ciclo cliente fornecedor, é fator imprescindível no sucesso.
São fundamentos principais para a nossa organização a capacitação, reconhecimento e valorização do indivíduo na sociedade.

 O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO CULTURAL DA ONG MUNDANÇA JÁ:
                                                                                                                                 

  O vermelho é em homenagem ao socialismo.
  O “visto” em amarelo, representa a alegria.
  As 04 argolas unidas significam Aliança, transparência, lealdade e Trabalho.
  A Elipse grupo em sinergia

  OBJETIVO DA ONG MUNDANÇA JÁ:

    Preencher uma lacuna deixada pelo estado brasileiro, levando oportunidades de estudos e qualificação aos mais necessitados de apoio da nossa região, para que possam caminhar com suas próprias pernas no mercado de trabalho que hoje está tão concorrido. Buscando a inclusão social e inserção cultural de grupos sociais carentes.





RELAÇAO DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES,
 ARTESANATOS,
CULTURA E ESPORTE


CURSOS GRATUITOS OFERECIDOS

PROFISSIONALIZANTES :
• Auxiliar de Departamento Pessoal
• Auxiliar Administrativo
• Cabeleireiro
• Corte e Costura
• Cuidador de idosos
• Depilação
• Eletricista Residencial
• Estetica Facial
• Garçom
• Informática
• Manicure
• Maquiador(a)
• Porteiro
• Salgado
• Secretariado e recepcionista
• Telemarketing
• Vendas

ARTESANATO :
• Bijuteria
• Biscuit
• Bombom
• Bordado com Pedraria
• Boneca de pano
• Bordado em chinelo
• Crochê
• Decoupage em madeira/Tecido
• Flor de Meia de seda
• Pintura em Tecido
• Vagonite
• Pedraria
• Rasteirinha
• Tricô
• Tapete Arraiolo
• Pintura em Tela

ESPORTE, LAZER E CULTURA :
• Escolinha de Futebol
• Violão
• Canto

OUTROS :
• Alfabetização de adultos
• Espanhol
• Inglês
• Libras
• Pré-Vestibular





FOTOS DO GRUPO NA ONG MUDANÇA JÁ









CURSO DE ESPANHOL - PROFESSOR CARLOS

PRÉ VESTIBULAR

FUTEBOL

FUTEBOL

PANFLETO DOS CURSOS












Conclusão:


Ser Adolescente???

Se você já ouviu alguém dizer, nossa que garoto chato ele está na fase da Aborrecência, pois é você chegou mesmo, pode ter certeza que você já está na fase adolescente, nesta fase você acha que você é dono do mundo que ninguém manda em você e que você pode dominar o mundo tenha certeza a adolescência chegou mesmo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência é a fase entre os 10 até os 19 anos. É uma fase de mudanças e descobertas. O seu corpo está crescendo e ficando diferente. As suas emoções estão a mil! Um dia você se sente o máximo, depois se sente a pior das criaturas, mais é uma fase que fica marcada pra o resto da vida, é a fase mais gostosa da vida, porque achamos que temos responsabilidade demais  mais na verdade não temos achamos que estamos preocupados de mais com as coisas do mundo mais nem estamos, é a fase que quando ficamos adultos bate uma saudade. Por isso viva sua adolescência da forma mais saudável e com muito Juízo.

Referencias Bibliográficas:





buscabairro.com.br


desenroola.blogspot.com