Universidade Salgado de Oliveira
Campus: Belo Horizonte
Curso de Educação Física
PLANO DE AULA
Data: 10 / 05 / 2011
Escola: Escola Municipal Paulo Mendes Campos
Segmento: Ensino Fundamental ANO: 7ª Tempo: 50 minutos
Professor Orientador: Maria Elizabete Godoi
EIXO TEMÁTICO: Esporte
TEMA: Futebol
TÓPICO: fundamentos básicos do futebol (passe é drible)
Objetivo Específico:
Objetivo Específico:
- Estimular os alunos a socialização entender o prazer de jogar.
- Vivenciar as capacidades Físicas e Cognitívas (velocidade, agilidade, estratégias de equipe) podendo mostrar que todos podem jogar sem discriminação de sexo.
PROCEDIMENTO DIDÁTICO:
Primeiro Momento: Aquecimento carta branca e vermelha. (Duração 5 minutos).
Formar um círculo com a turma no meio da quadra. Depois que todos estiverem formado o círculo, um aluno será escolhido para estar no meio do círculo para ser o pegador da bola que vai estar com os alunos em volta do circulo sendo que os alunos do circulo terão que passar a bola para o outro que estará em volta no circulo sem deixar que o aluno do meio pegue a bola. O pegador será o aluno voluntário que quiser ser a carta branca ai este vai para dentro do círculo. O professor vai explicar o significado da carta vermelha e da carta branca. Sendo que os alunos que estarão em volta da roda são as cartas vermelhas e a carta branca é o que ficará no meio da roda para ser o pegador da bola. Os alunos da carta vermelha chutarão para os outros da carta vermelha se o aluno carta branca conseguir pegar a bola ele troca as cartas sendo que a carta branca vira vermelha e vermelha que estava com a bola vira carta branca e depois as cartas vermelhas que perderem a bola vão virando apenas carta branca e ai elas passam a ficar todas dentro da roda quanto mais carta branca no meio da roda mais vai dificultar o passe e a agilidade dos alunos de pensar e agir.
Segundo Momento: Passe e Passe (Duração 15 minutos).
Na metade da quadra vamos dividir esse grupo em dois e em dupla formando quatro filas Cada dupla, terá que executar o passe sendo que quando chegar a um determinado tempo o professora vai apitar e os alunos terão que passar mais rápido a bola para seu parceiro. No segundo momento do apito as duas duplas irão para o gol sendo que os alunos da direita, assim que chutarem vão pegar a bola e vão para o final da fila executando o mesmo no ritmo dos outros alunos quando chegar às primeiras duplas novamente quem finalizará o gol será o alunos que estiver na esquerda e assim repete a brincadeira por umas 3 vezes.
Terceiro Momento: Direita e esquerda (Duração 20 minutos)
Com o mesmo grupo e ainda na metade da quadra dividiremos os alunos em dois grupos formando duas filas. Em cada fila terá um colega que será a referencia do time próximo ao gol que estará na área do goleiro só que mais para as pontas (laterais) para dar mais espaço para os alunos executarem o movimento. O colega vai soltar a bola em direção ao aluno da primeira fila com intervalo de fazer os movimentos e assim como os demais, antes da bola chegar ate ele, eles farão movimentos para direita e esquerda até chegar ao colega do time, chegando no colega eles trocam o colega vai pra o final da fila e ele fica no lugar do colega.
Quarto momento: jogo passe e drible (Duração 8 minutos).
Ainda divididos em dois grupos cada time vai ocupar o um lado da quadra, a brincadeira é sem goleiro sendo que os mesmo deverão executar o passe para o seu parceiro. Agora usando a quadra toda. Quando um dos times fizer o gol o aluno que tiver feito o gol deverá trocar com qualquer um aluno do outro time, o eles terão o mesmo objetivo do primeiro jogo fazer um gol e só chutar com o passe em todo o momento. Já no segundo momento formam-se novos times eles agora terão regras sendo que poderá cada jogador só dar dois passes para o seu colega e só poderá receber e dar continuidade no jogo se antes da bola chegar fizer movimentando com o seu corpo para direita e esquerda como na atividade anterior e assim poderá dar mais dois passes. Assim que todos jogarem com essas regras os alunos poderão jogar sem essas limitações. Mas com base no que aprenderam.
RECURSOS DIDÁTICOS: Quadra, apitos, Coletes e bolas.
AVALIAÇÃO: Apenas observação dos alunos na prática, avalia-se, agilidade, velocidade, as capacidades coordenativas, o tempo de reação e a socialização.
Agilidade: observa-se a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças nas direções e tempos diferentes.
Velocidade: vamos observar se o aluno consegue atender as mudanças no decorrer das atividades e observar as dificuldades.
Capacidades Coordenativas: observar se o aluno tem coordenação motora, capacidade de observação, reflexos, capacidade de reação motora que é a capacidade de poder reagir rapidamente a um estímulo.
Socialização: observaremos se o aluno consegue interagir e trabalhar em equipe com os colegas.
REFERÊNCIAS:
http://www.cdof.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/futebol
SÍNTESE REFLEXIVA DA AULA:
Foram feitas quatro atividades com os alunos, no primeiro momento foi feita a atividade cartas vermelhas e brancas, no segundo momento passe e passe e no terceiro momento foi feita a atividade direita e esquerda e no quarto momento jogo do passe e drible. No principio o grupo achou que os alunos “as meninas” não iam se interessar pelas atividades relacionadas ao futebol que geralmente não é muito prazeroso para as meninas, mas acabamos surpreendidos todos se envolveram pela dinâmica das atividades e por serem bem movimentadas e por saberem que iriam jogar no final da aula. O objetivo do grupo foi mostrar como o futebol é um esporte que todos podem jogar sem separação de sexo e mostraram interesse de aprender a executar os fundamentos básicos. Na ultima atividade que foi passe e drible todos ficaram curiosos para saber como sairia o futebol da forma que colocamos as regras. Quando foi a prática houve muita cooperação dos alunos, respeito, compreensão do mesmo e solidariedade entre os momentos de realização da atividade, eles mostraram que sabem respeitar os limites de seus colegas e até ajudar a pensar em construções de estratégias nas atividades. Eles faziam perguntas que mostrava o interesse de conhecer e entender as atividades propostas, principalmente em relação às capacidades cognitivas que os alunos pensavam o tempo inteiro em estratégias para o jogo. E até destacaram que o futebol é uma das paixões do nosso país.
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR E NOTA: Anexa no trabalho, a professora avaliou como se tivesse valendo 10 pontos, porque ela pensou que seria a nota do trabalho.